A trajetória de superação e crescimento de Rejane Bastos
Nascida em Altamira, no Pará, Rejane do Socorro Maciel Bastos, 34 anos, é CEO da Bastos Refrigeração. Atualmente, divide seu tempo entre Marabá e Pacajá, cidades onde desenvolve projetos e gerencia sua empresa. Em busca de aprimoramento constante, cursa especialização em Engenharia da Climatização, consolidando sua atuação no setor.
Sua jornada no HVAC-R começou em 2017, quando se mudou para Marabá (PA) para estudar Engenharia Mecânica. Em abril de 2019, decidiu aprofundar seus conhecimentos e ingressou no curso de mecânica em refrigeração no SENAI, concluído em agosto do mesmo ano. Com um investimento inicial de R$ 5.000, adquiriu suas primeiras ferramentas e deu início ao seu próprio negócio.
Em dezembro de 2020, aceitou o desafio de atuar como supervisora na região Sul do Pará para uma empresa que prestava serviços para grandes redes como Mateus Supermercados e Atacadão S.A. Durante dois anos, adquiriu ampla experiência, mas em dezembro de 2022, tomou a decisão de retomar sua empresa, a Bastos Refrigeração, que hoje atende cidades como Altamira, Pacajá, Anapu, Marabá e Belém.
“Eu sempre soube que escolher uma carreira em um setor tradicionalmente masculino não seria fácil. Mas eu estava determinada a seguir meus sonhos e provar que as mulheres também podem ser bem-sucedidas nesse campo e foi um grande desafio. Desde o início, enfrentei questionamentos sobre minha capacidade técnica e resistência para atuar no segmento. Mas eu nunca me deixei abater por essas dúvidas. Pelo contrário, usei-as como motivação para trabalhar ainda mais duro e provar que estavam errados. Com determinação e estudo, provei minha competência, conquistando respeito e espaço na área”, comemora Rejane.
Sua maior conquista veio com a obtenção de um contrato de licitação para a Bastos Refrigeração, um marco de crescimento para a empresa. Além disso, ao retornar à sua própria empresa após dois anos no mercado corporativo, conseguiu aplicar sua experiência e expandir seus serviços, consolidando-se como uma referência no setor naquela região.
“Foi um momento de grande orgulho e realização, pois sabia que havia superado muitos obstáculos para chegar lá. Hoje, posso dizer que sou uma das poucas mulheres a ter sucesso no setor de refrigeração. E quero usar minha experiência para inspirar outras mulheres a seguir seus sonhos, não importa quão difíceis eles possam parecer. Acredito que a chave para o sucesso é a determinação, a paixão e a disposição para aprender e crescer. E quero deixar um recado para todas as mulheres que estão pensando em entrar nesse setor: não tenham medo de desafiar as normas e seguir seus sonhos. Vocês podem fazer a diferença!”, revela.
Oportunidades para mulheres e redes de apoio
Nos últimos anos, a presença feminina no setor HVAC-R tem crescido de forma significativa. Rejane comenta que, segundo dados do estudo “Evolução do emprego feminino no mercado de trabalho brasileiro”, a participação das mulheres no mercado aumentou de 40% para 44% entre 2003 e 2018.
“Esse crescimento reflete não apenas a busca por equidade de gênero, mas também a competência e inovação trazidas pelas profissionais. As mulheres têm demonstrado grande capacidade técnica e adaptabilidade. Além disso, trazem inovação e um olhar diferenciado para o setor. O desafio agora é ampliar essa participação em cargos de liderança”, comenta Rejane.
- Retrofit em equipamentos de refrigeração industrial
- Automação em Sistemas de Refrigeração, um passo a mais na engenharia
- Como funciona um sistema de refrigeração?
Para fomentar a inclusão feminina no setor, Rejane participa ativamente do grupo “Master Azul”, criado em 2023 durante um congresso no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa reúne mulheres que atuam na refrigeração e climatização, oferecendo suporte, mentorias e oportunidades de qualificação profissional.
“O objetivo do grupo é fortalecer a presença feminina no setor e criar uma rede de apoio para as mulheres que desejam ingressar no HVAC-R. A troca de experiências e a capacitação são fundamentais para nosso crescimento profissional. Durante o congresso, encontrei a Jéssica Santos e Nathalia Santos (CEO da Les Serviços), e Diane Queiroz e Jimmy Queiroz (CEO Ypê Refrigeração), e nos reunimos para discutir os desafios enfrentados no setor da refrigeração e climatização. Essa conversa informal gerou a ideia de criar um grupo que pudéssemos nos apoiar e conectar profissionais do setor, como somos quatro mulheres administradoras, resolvemos expandir nossas experiências para outras mulheres que também estão dispostas a enfrentar os desafios do HVAC-R, e temos total apoio e contribuição do nosso amigo Jimmy, afinal ele é o ‘bendito ao fruto entre as mulheres’, e um mega profissional nesse ramo. Reunimos para compartilhar nossas histórias de sucesso e desafios, para inspirar e orientar umas às outras; oferecemos mentorias para mulheres e homens, que estão começando a carreira no setor de refrigeração; organizamos cursos e treinamentos, abordando temas como instalação, manutenção e reparo de equipamentos de refrigeração; participamos de Workshops sobre temas relevantes, como segurança no trabalho, gestão de equipe e lideranças; estamos criando uma rede de contatos para que as mulheres, e homens que queiram participar, com intuito de conectar e compartilhar oportunidades de emprego, negócios e parcerias. Em breve iremos lançar uma campanha ‘Mulheres que Refrigem o Futuro’, enfatizando o papel das mulheres na inovação e no desenvolvimento do setor”, destaca.
Para Rejane, o mercado de HVAC-R está se tornando mais receptivo à presença feminina em cargos de liderança. “Hoje, há um reconhecimento maior das nossas competências. Estamos mais qualificadas e conquistando espaço com base no nosso trabalho e dedicação. Acredito que, no futuro, teremos ainda mais mulheres como referência no setor, inclusive do Pará”, afirma.
Além de sua atuação empresarial, Rejane compartilha sua rotina profissional no Instagram (@bastos_refrigeracao7), onde divulga seus projetos, desafios e conquistas. Seu objetivo é motivar e inspirar outras pessoas a acreditarem em seu potencial e seguirem seus sonhos.
Conquistas além do trabalho
Casada e dedicada à sua família, Rejane também valoriza momentos com seus sobrinhos e afilhados. Aventureira, adora viajar e conhecer novas culturas, ampliando seu networking e aprendizado. Para ela, o maior orgulho é sua capacidade de adaptação e crescimento contínuo.
“Para todos os profissionais de HVAC-R, minha história mostra que com determinação e paixão podemos superar obstáculos e alcançar o sucesso. Não importa seu gênero ou tempo de experiência, o que vale é a vontade de aprender, inovar e crescer. Trabalhe com paixão e determinação, e você será uma inspiração para os outros”, conclui.

Aventureira, Rejane adora viajar e conhecer novas culturas, ampliando seu networking e aprendizado